segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

LARANJA

Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é nativa da Ásia. A trajetória da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada, segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado durante Idade Média. Da Europa foi levada para as Américas na época dos descobrimentos, por volta de 1500 anos. Neste momento, os maiores produtores de laranja são: o Brasil, os Estados Unidos, a China,o México, a Espanha, a África do sul, Israel e Marrocos. Em Portugal, as laranjas são produzidas na zona do Algarve e do Ribatejo.
Uma laranja de tamanho médio contém o dobro da dose diária recomendada de vitamina C, são ricas em minerais, fibras dietéticas, beta caroteno e ácido fólico. Têm baixo valor calórico, baixo índice de glicemia e são ricas em antioxidantes.
                 A vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência a infeções, na formação dos ossos e de dentes, na cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a juventude, enfim, ela reforça as defesas do organismo contra quase todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro.
                O cálcio atua na formação dos ossos e dos dentes, coagulação do sangue e construção muscular.
                O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando a fadiga mental).
                O ferro atua na formação da hemoglobina do sangue e na respiração celular.
Sendo assim a laranja ajuda a corrigir a acidez do sangue; ajuda a controlar a pressão sanguínea; ajuda a combater o colesterol elevado; melhora os problemas digestivos; melhora os problemas intestinais; reforça as defesas do organismo (imunidade) e ajuda a prevenir e a combater gripes e constipações.
Na hora de comprar deve-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sumo. De forma geral, ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos. A vitamina C é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, mas oxida e perde-se com facilidade. Para que isso não aconteça, e para se aproveitar melhor as suas qualidades nutritivas, deve-se ter alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só a deve descascar se for consumi-la imediatamente e use uma faca de lâmina de aço inoxidável, de preferência, pois se for com outros metais pode afetar as vitaminas.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES

A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.
A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo.
Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
É uma fruta rica em sumo e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde.
É muito utilizada para a produção de sumos e doces, aproveitando-se até a casca em algumas receitas.



Classificação Científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Sapindales

Família: Rutaceae

Género: Citrus

Espécie: C. x sinensis

 


Sem comentários:

Enviar um comentário