domingo, 22 de julho de 2012

Frutos climatéricos e não climatéricos



Existem duas classes diferentes de frutos. Alguns amadurecem depois de colhidos adquirindo cor, textura e doçura superior, sendo por isso nomeados por frutos climatéricos. Por outro lado existe uma classe de frutos que após a sua colheita apenas sofrem alterações degradantes e aos quais se dá o nome de frutos não climatéricos.

Tipos de frutos climatéricos:

- damasco
- pêssegos
- ameixas
- figos
- maracujás e abacates
- maçãs
- kiwi
- mangas
- peras
- bananas.

Tipos de frutos não climatéricos:

- cerejas
- limões
- limas
- laranjas
- uvas
- ananás
- morangos.

Os chamados frutos climatéricos amadurecem quando expostos a um gás denominado etileno, que é produzido pelo próprio fruto. Por conseguinte ao colocá-lo dentro de um saco fechado está a contribuir para o aumento da concentração de etileno no ambiente envolvente, potenciando o seu amadurecimento. Caso lhe juntemos um fruto já maduro, a libertação de gás etileno para o ambiente é ainda mais elevada, contribuindo para uma maturação mais rápida.

De forma a garantir a oferta de diferentes tipos de frutos ao longo do ano e permitir que este chegue ao consumidor em boas condições, os produtores utilizam como estratégia de conservação a inibição da libertação de gás etileno. Neste caso os frutos são colocados sob baixas temperaturas e um teor de oxigénio controlado.

3 comentários: